Dizer a verdade é o maior desafio hoje para quem trabalha com comunicação, propaganda e marketing.
Estamos vivendo um momento de grandes mudanças na infraestrutura dos processos de comunicação social. A internet e as redes sociais eliminaram intermediários na cadeia da comunicação. Num primeiro momento, o uso destas novas tecnologias permitiu a emergência da comunicação direta entre as pessoas, alimentada pela “política do grátis” dos grandes empreendimentos na rede. Num segundo momento, estamos sofrendo um brutal processo de “monetização” de tudo na rede. Dados, clicks, tudo foi monetizado e colocado à venda. O poder econômico começou a fazer gato e sapato no facebook, no google, no whatsapp, no twitter…
Como nos primeiros tempos do marketing, quando a tarefa maior da publicidade era empurrar os produtos para o consumidor, as novas possibilidades de conexão direta com o público alvo, apoiadas em poderosos softwares de gerenciamento das massas, se tornaram uma janela de oportunidade para os detentores do capital. Empurrar candidatos e soluções de ultra direita goela abaixo dos eleitores se tornou possível. Seja na Inglaterra, nos Estados Unidos ou no Brasil. Vender gato por lebre na rede, manipulando perfis psicológicos dos consumidores na rede, também.
Neste ambiente, a verdade se tornou relativa. Até pouco tempo atrás, no que diz respeito aos fatos, a verdade era uma ideia da realidade construída principalmente com a mediação dos meios de comunicação de massas (entre outros). Os meios de comunicação social, no contexto atual, perderam relevância. Todo mundo sabe de tudo antes pelo whatsapp, pelo face, pelo twitter. Ninguém mais dá valor ao jornal, ao rádio ou ao noticiário da TV.
Com as redes sociais e a comunicação direta emissor-receptor, a mediação dos velhos meios de comunicação deixou de existir como mecanismo de estabelecimento da verdade. A verdade passou a ser a do emissor, ou seja, passou a ser qualquer uma, deixou de existir.
Dizer a verdade neste contexto é o maior desafio para a publicidade neste momento. Conseguir convencer cada cliente de que ele precisa dizer não a sua verdade particular, mas a verdade verdadeira, é um desafio maior ainda.
Quem quiser fazer boa publicidade no próximo período precisa refletir sobre isso. Afinal, qual é a verdade?